20 de jan. de 2011

Dicas para melhorar e desenvolver a criatividade:


  • Criatividade é uma questão de acreditar em você e se achar capaz, desafiar o jeito tradicional de fazer as coisas, habituar-se a pensar diferente e questionar: “Por que desta maneira? Não haverá outra forma? Como eu posso? E se?”. Uma pessoa criativa é uma caçadora de idéias novas e tem um desejo ardente para melhorar as coisas.
  • Não se acomode. Sempre existe uma maneira de fazer melhor, mais rápido ou com menor custo aquilo que já foi feito. Se você não pensar nisso, alguém irá pensar.
  • Seja curioso. Evite reproduzir tarefas mecanicamente, busque as causas, os porquês e as implicações. Muitas idéias surgem daí, elas não saem do nada. Associe, adapte, substitua, modifique, reduza. As combinações são infinitas.
  • Pegue objetos ou idéias totalmente diferentes e tente fazer uma conexão. Criatividade é também a habilidade para fazer conexões que outros não conseguiram.
Existem duas alternativas: ficarmos nos queixando porque as coisas já não são tão fáceis como antigamente ou usarmos a capacidade criativa para descobrir novas respostas, caminhos, soluções e idéias.

Anderson Rocha - palestrante
Recebido por e-mail

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário