27 de mai de 2011

FERNANDO DE NORONHA


Fernando de Noronha é um arquipélago pertencente ao estado de Pernambuco, formado por 21 ilhas e ilhotas, ocupando uma área total de 26 km². A ilha principal tem 17 km² e fica a 545 km do Recife e a 360 km deNatal.
Constitui um Distrito estadual de Pernambuco desde 1988, quando deixou de ser um território federal, cuja sigla era FN, e a capital era Vila dos Remédios. É gerida por um administrador-geral designado pelo governo do estado.
Em 1988 a maior parte do arquipélago foi declarada Parque Nacional, com cerca de 8 km², para a proteção das espécies endêmicas lá existentes e da área de concentração dos  golfinhos rotadores, que se reúnem diariamente na Baía dos Golfinhos - o lugar de observação mais regular da espécie em todo o planeta. O centro comercial em Noronha é Vila dos Remédios, mas não é considerada capital por ser a ilha um distrito estadual. O parque nacional é hoje administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
O Território Federal de Fernando de Noronha foi criado em 09 de fevereiro de 1942, pelo decreto-lei federal, de nº 4102, desmembrado do estado de Pernambuco. A entidade administrativa durou 46 anos, sendo extinta em 05 de outubro de 1988 e reincorporada ao seu estado de origem. A capital do território era Vila dos Remédios.
Pela constituição federal de 1988, o território de Fernando de Noronha foi extinto e sua área foi reincorporada ao estado de Pernambuco.

Fernando de Noronha é um dos destinos turísticos mais visitados do Brasil. 













Texto: Pedro Henrique (adaptado do wikipédia)
Fotos: Canindé Soares (@canindesoares) - Extraídas do site www.canindesoares.com
* Todos os direitos reservados

Nenhum comentário:

Postar um comentário