17 de dez de 2011

Voo de Asa Delta na Austrália

A GLÓRIA DA MANHÃ

Um vôo de asa delta sobre as fenomenais nuvens Morning Glory da Austrália
Texto por Luiz Filipe Tavares - Revista Trip


Reprodução/Nikon


Jonny Durand sobre as nuvens Morning Glory

As nuvens Morning Glory, mundialmente famosas por seu formato de rolo, são um fenômeno metereológico raro que se repete com alguma frequência apenas no Golfo de Carpentaria, nordeste da Austrália. Elas são raras pois dependem de condições climáticas bem específicas: elas se formam com o encontro de ventos opostos com temperatura e umidade similares, sempre entre 100 e 200 metros de altitude, podendo chegar a 1.000 km de comprimento e de 1 a 2 km de largura.

Fascinado pelo fenômeno, que já era registrado pelas tribos aborígenes em diversas lendas e pinturas, o piloto de asa delta Jonny Durand resolveu encarar o desafio fotográfico de registrar um vôo livre sobre as famosas nuvens australianas. Depois de vários meses de preparação, ele aguardou as melhores condições, que anualmente acontecem entre setembro e novembro, e cumpriu com louvor a sua missão.

A preparação para o vôo e o making of da sessão de fotos virou um mini documentário que você vê no player abaixo. Acima você vê o melhor registro do vôo de Durand sobre as nuvens Morning Glory.

Assista ao espetacular vídeo abaixo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário