9 de jan. de 2012

Ponte estaiada no México é a mais alta do mundo

Localizada na Serra Madre Ocidental, Ponte Baluarte Bicentenario tem dois trechos sustentados por cabos e está suspensa a 403 m acima do nível do mar


Fonte: Ana Paula Rocha - http://www.piniweb.com.br


A ponte Baluarte Bicentenario, no México, foi nomeada pelo Guinness Book como a ponte estaiada mais alta do mundo, por estar suspensa a 403 m acima do nível do mar. O recorde mundial foi concedido durante uma cerimônia realizada no dia 5 de janeiro pelo governo do país para marcar a concretagem da união do tabuleiro. A previsão é de que a obra seja entregue pela construtora Tradeco em setembro.


Localizada na Serra Madre Ocidental, entre os estados de Durango e Sinaloa, a estrutura de 1.124 m de extensão é sustentada por dois trechos estaiados, com 152 cabos de aço, e possui um vão central de 520 metros. A largura de 16 m permitirá a criação de quatro faixas, sendo duas para cada sentido.

"Visitar um lugar como este, que reflete o melhor da engenharia mexicana, bem como vontade política do presidente Felipe Calderón para infraestrutura nacional, é especialmente satisfatório. Em um país rico em recursos naturais e terrenos complexos, como o México, ter canais de comunicação eficientes e de melhor qualidade é essencial para facilitar o desenvolvimento de atividades produtivas", disse Dionisio Pérez-Jácome Friscione, secretário de comunicações e transporte do México. O fluxo estimado para a ponte Baluarte Bicentenario é de dois mil veículos por dia.

A construção faz parte da rodovia Durango-Mazatlán, principal projeto do atual governo mexicano, que irá promover o comércio com os Estados Unidos e elevará a importância estratégica do país na economia global. A estrada de 230 km, dos quais 160 km já foram concluídos, atravessará cinco estados do norte do México e terá 61 túneis e 115 pontes e viadutos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário