8 de mai. de 2012

Tríplex - Nova York


Tríplex reverencia alma urbana de NY



A fachada de tijolos vermelhos revela os mais de 160 anos do prédio, mas é a cortina de vidro e aço que desvenda a alma urbana desta cobertura tríplex em Nova York. Mais do que uma propriedade de luxo, ela é uma moderna obra de arte que reverencia a metrópole americana.

O arquiteto Ulises Liceaga, diretor do escritório Fractal Construction, reformou o disputado ponto do Gramercy Park nos últimos três anos para viver com a mulher e os cinco filhos pequenos. O objetivo era fazer do prédio um espaço apenas para duas famílias, com uma casa sobre a outra, com tamanhos e valores idênticos. Enquanto o cunhado, que mora na parte debaixo, optou por um estilo tradicional, Ulises investiu nos detalhes para abrir ao novo século o apartamento de 3 quartos, 2 terraços e 620 m² de área.

A argamassa que fechava a parte traseira foi demolida para dar lugar ao vidro que emoldura os dois primeiros andares da cobertura com intensa luz natural – à noite, os pequenos diodos embutidos na vidraça formam pontos dourados, bem próximos de uma constelação particular, para iluminar o apartamento. A sala de estar, a de jantar e a cozinha são integradas, destacando luminárias, obras de arte e peças de design no primeiro nível.


O sofá de couro circular, o tapete multicolorido, as esculturas de Emilio Garcia que escalam as paredes até o segundo patamar insinuam uma nova direção da geometria fractal – as formas se subdividem em uma narrativa sensual e um tanto lúdica dentro do espaço. Uns passos adiante, e a mesa Trotzdem, design de Ingo Maurer (responsável também pelas luminárias do tríplex), reina absoluta na sala de jantar que recebe dez pessoas durante as refeições– se bem que o terraço com piso de vidro que se descortina atrás da sala parece ser ideal para um café da manhã preguiçoso aos fins de semana.

Para ninguém perder de vista os filhos pequenos, a área familiar foi projetada ao lado do escritório, no mezanino aberto para a sala. Os quartos das crianças também ficam nesse andar, um do lado do outro, para facilitar o dia a dia da família. Já a suíte do casal fica no último patamar, com um banheiro espaçoso e um jardim privado no terraço, que tem um deque de madeira e uma incrível vista da cidade. (INGRID TAVARES)













Fonte: www.clippingimoveis.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário